Qualidade de Vida

Saúde Psicológica

Está pilastra esta alicerçada em duas bases: a emocional e Intelectual

Emocional

          A maneira como lidamos com nossas emoções causam um grande impacto na nossa saúde física e mental. Neste processo, as nossas crenças e pensamentos influenciam significativamente na natureza e tipo de emoções que iremos sentir. Estas por sua vez interferem e condicionam as nossas atitudes e conseqüentemente as nossas reações frente aos eventos estressantes e principalmente a nossa auto-estima.
 

Intelectual

          A capacidade e a disponibilidade para aprender, manter-se atualizado e arriscar-se ao comportamento criativo são ferramentas primordiais para manutenção da saúde intelectual. Neste processo, o obstáculo passa a ser visto, não só como um problema a ser resolvido, mas um desafio para ampliação de percepção conhecimento em busca do caminho da evolução e amadurecimento.

 

Dicas para manutenção da pilastra da Saúde Psicológica:

• Não pré–ocupe-se, ocupe-se. Vejam quais são as situações que você pode interferir, encarando as dificuldades como desafios e buscando soluções. As que não estão sob o seu controle, aceite a condição, caso não queira sofrer mais.

• Procure identificar quais são as fontes de estresse e veja como pode eliminar, evitar ou mudá-las.

• Desenvolva redes de apoio (Veja Pilastra Saúde Social)

• Relaxe e reserve um tempo para alongamentos, exercícios físicos, meditação, lazer, estar com amigos e família


Cuidado com as Síndromes

De Gabriela...
“Eu nasci assim, cresci assim, vou ser sempre assim”, principalmente se este processo de estagnação e resistência lhe gera sofrimento. Tudo está em mudança e evolução... inclusive você.

Dom Quixote de La Mancha
Vai para as batalhas (desafios), de peito aberto (sem planejamento), lutando sabe se lá e contra o quê. O planejamento é fundamental para prevermos as dificuldades que surgem em nossos caminhos e alcançarmos mais rapidamente as nossas metas, pois sabemos como e onde queremos chegar.

De Hard ( A Hiena pessimista) ....
”Não vai dar certo!!! Oh Vida! Oh! Azar! Os projetos de nossa vida exigem uma certa dose de persistência, em que será de extrema utilidade, estarmos predispostos ao aprendizado originado pelos nossos enganos, aprimorando as metas que pretendemos alcançar.

De Super- Homem
Faz várias coisas ao meu tempo, de forma extremamente rápida, em que quer dar conta de tudo e do papel que a humanidade espera dele, porém vive um amor platônico pela Lois Lane, sendo extremamente só. Há pessoas que direcionam tanto sua energia para a área profissional, que se esquecem das outras (família, amigos e o próprio bem-estar).

 

Quanto à saúde intelectual

• Tenha hobbies, como jardinagem, artesanato, danças, etc.
Leia, vá ao cinema, exposições. Estas informações poderão fortalecer sua criatividade.

• E por falar em criatividade, seja curioso, assuma riscos e abra-se para as novas experiências.